Ligue Já!

(47)2107-4000

Estrada Bananal do Sul, 7264 Bairro Bananal do Sul - Guaramirim – Santa Catarina.
© Copyright 2017 - HW Esquadrias de Alumínio Ltda. - Todos os direitos reservados.

Conservação

Para que as esquadrias de sua obra se mantenham como novas, e em perfeito funcionamento durante muitos anos, siga as recomendações detalhadas abaixo:

Vistoria

 

Após o término da instalação, teste juntamente com o instalador o funcionamento de suas esquadrias e verifique a vedação; tire suas dúvidas sobre o funcionamento. Verifique se os vidros não possuem manchas ou riscos, pois os mesmos não têm garantia, estando esta, limitada ao tempo em que o instalador estiver trabalhando na obra.

Pós Obra

 

- Cuidado ao retirar argamassa que caíram sobre as esquadrias. Deve-se ir jogando água e esfarelando suavemente com o dedo o local afetado (existe no mercado produto levemente ácido que não ataca a esquadria e remove os respingos de cimento), um exemplo é o removedor A-700 da empresa Adexa.

IMPORTANTE

O uso comum de ácido muriático como agente de limpeza, no término da obra, pode prejudicar a esquadria, que para tanto, deverão ser protegidas da ação do mesmo.

- Esquadrias de alumínio com pintura, para remover arranhões leves, usar cera de polir automotiva, caso forem fortes utilize massa de polir automotiva nº 2, com esta aplicação a pintura perde um pouco do brilho que pode ser melhorado com a aplicação da cera automotiva;

 

- Para remover arranhões leves em esquadrias anodizadas, utilizar polímero para remoção e riscos, manchas e sujeiras (vendidos por empresas especializadas como Abrasipa e Arbax);


– Peças que receberam batida forte, deverão sofrer um lixamento local com lixa nº 300 ou nº 400, limpar com pano umedecido em álcool e após aplicar tinta líquida de retoque. Este método é somente para uso local não serve para pintar todo um perfil, porque tem dureza inferior a película de tinta curada em estufa;


– Respingos de tinta latex na peça pintada, retira-se com pano umedecido em álcool somente sobre o local afetado, não utilizar em hipótese alguma outros solventes como: Thinner ou acetona;


– Fitas adesivas que foram utilizadas para proteção de caixilhos durante a obra, deverão ser de qualidade garantida quanto à resistência a raios solares, no sentido de não aderirem em demasia ou ressecar sobre os perfis, até a época de sua remoção. 

- Retire o filme de proteção do perfil de PVC, que pode ficar sobre o mesmo até no máximo 06 (seis) meses da data de instalação.

- Para retirar resíduos de cola (silicone, etiqueta e calço/cantoneira de proteção do vidro) utilizar detergente neutro puro, espalhe o produto com o dedo de forma a amolecer a cola, limpando em seguida com auxilio de pano. existe no mercado os produtos Tira Grude e Removedor Tira Silicone da Quimatic que podem ser utilizados na limpeza.

- Durante a lavagem de fachadas com o uso de máquinas de alta pressão, deve-se evitar a concentração do jato de água nas partes calafetadas com silicone, ou qualquer outro material. A força do jato poderá arrancar estes elementos protetores contra infiltrações. Portanto a escolha correta do prestador de serviço e o acompanhamento direto dos processos de limpeza e conservação das fachadas é de fundamental importância para preservação da integridade das esquadrias.

 

Dia a Dia (Alumínio)

- A limpeza das esquadrias, como um todo, inclusive guarnições de borrachas e escovas de vedação, deverá ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxilio de pano macios ou esponja, observando-se os intervalos de tempo abaixo indicados, conforme ABNT NBR 12609:

Ambiente Típico

Periodicidade

Pintura

Anodização

Urbano / Rural

12 meses

18 meses

Litorâneo

3 meses

12 meses

Industrial / Marítimo

3 meses

6 meses

- As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam constantemente  limpos, para evitar o acúmulo de poeira, que com o passar do tempo vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de difícil remoção, ao mesmo tempo que comprometem o desempenho das roldanas exigindo sua substituição precoce.

- Nunca utilizar, em hipótese alguma, fórmulas de detergentes ou saponáceos, esponjas de aço, de qualquer espécie, ou qualquer outro material abrasivo.

- Nunca utilizar produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação poderá manchar a anodização e tornar a pintura opaca.

Nunca utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de "cantos" de difícil acesso. Esta operação poderá ser realizada com auxílio de um pincel de cerdas macias embebido na solução indicada no item 1.

- Nunca utilizar produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner etc.). O uso desses produtos, em um primeiro instante pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo, em muito, a vida do acabamento superficial do alumínio. De outro lado, os derivados de petróleo, podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.

- Sempre que houver uma reforma na pintura do ambiente, proteja as esquadrias da poeira proveniente do lixamento das paredes, ou respingo de tintas.

- Caso haja contato da tinta com a esquadria, limpar imediatamente, enquanto "fresca", com pano seco e em seguida com pano umedecido em solução de água e detergente neutro.

 

Dia a Dia (PVC)

- A limpeza das esquadrias, como um todo, inclusive guarnições de borrachas e escovas de vedação, deverá ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxilio de pano macios ou esponja;

IMPORTANTE

Os perfis em PVC são 100% recicláveis, sendo seu solvente natural a acetona. Aplicar acetona industrial de alta concentração na superfície dos perfis surtirá um efeito corrosivo.

- Os perfis de PVC são guarnecidos de multicâmaras e borrachas de vedações que proporcionam um ótimo isolamento térmico e acústico que fecham hermeticamente. Não perfurar em hipótese alguma a esquadria de PVC para colocação de persianas ou telas mosqueteiras, pois as propriedades termoacústicas serão prejudicadas, e automaticamente sua garantia suspensa.
 

- Pelo menos uma vez a cada ano deverá ser aplicado óleo de máquina sobre as borrachas de vedação para garantir sua elasticidade.

- Sempre que houver uma reforma na pintura do ambiente, proteja as esquadrias da poeira proveniente do lixamento das paredes, ou respingo de tintas.

- Caso haja contato da tinta com a esquadria, limpar imediatamente, enquanto "fresca", com pano seco e em seguida com pano umedecido em solução de água e detergente neutro.

 

Lubrificação

Para manter o desempenho e funcionabilidade das esquadrias. Nas edificações próximas ao litoral que possam sofrer ataques de maresia, e áreas rurais que possuam muita poeira, recomenda-se uma lubrificação a cada 3 (três) meses, nas demais áreas recomenda-se a lubrificação a cada 12 (doze) meses, a lubrificação deve ser realizada conforme a legenda abaixo:

Todas as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de nylon autolubrificante, razão porque dispensam qualquer tipo de graxa ou óleo. Estes produtos não devem ser aplicados às esquadrias, pois em sua composição poderá haver a presença de ácidos e outros aditivos não compatíveis com os materiais usados na fabricação das esquadrias.

 

Manutenção

Janelas do tipo maxim-ar

Toda janela do tipo maxim-ar é fabricada com utilização de braços articulados. Este mecanismo é de vital importância para o perfeito funcionamento da janela. Cada braço possui um dispositivo localizado em sua parte superior que, na operação de abrir e fechar da janela, desliza em um trilho.

IMPORTANTE

Jamais aplique qualquer produto lubrificante nos braços articulados.

Quando dotada de braços com, limitador de curso, este não permite abertura até 90º. Esta abertura pode ser feita somente por pessoa especializada, para facilitar a operação de limpeza.

 

Pode ser mantida aberta com, pequena angulação, em caso de chuvas moderadas. Entretanto, deve-se mantê-la fechada e travada quando houver incidência de ventos, pois em caso de rajadas, poderá sofrer danos irreparáveis em seu mecanismo, ou mesmo poderá ter sua folha totalmente arrancada de sua estrutura principal, transformando-se em objeto de alto risco para pessoas, como também poderá provocar danos materiais.

 

Os braços atuais são dotados de freio, que podem ser regulados através de um parafuso ou dispositivo próprio.

 

Os técnicos da Mauriline, por ocasião da revisão final de entrega, faz o ajuste do freio. Porém, devido à variação de temperatura e à ação do tempo, este dispositivo poderá desregular e perder sua capacidade de controlar a pressão de abertura da janela.

 

Para saber se o freio está regulado, basta abrir a janela até um ponto intermediário (30º), a qual deve permanecer parada e oferecer certa resistência a qualquer movimento espontâneo.

 

Estará desregulado se a manobra de abrir e fechar for feita com alguma dificuldade ou se a folha não permanecer aberta no ponto desejado.

 

Embora a regulagem do freio seja de fácil execução, somente pessoa especializada deverá fazê-la, pois se tal ajuste for inadequado, danificará o perfil fixo e colocará em risco a integridade do braço, e, consequentemente, a segurança do usuário e de terceiros.

Portas e janelas de correr

 

Deve-se manter os drenos (orifícios) e trilhos inferiores sempre bem limpos, principalmente na época de chuvas mais intensas, pois esta é a causa principal do borbulhamento e vazamento de água para o interior do ambiente. (Leia instruções de limpeza).

 

Nas portas ou janelas são empregados rolamentos selados revestidos de nylon, que já vêm com lubrificante de fábrica, não exigindo qualquer cuidado especial.